terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Cientistas encontram bactéria que substitui fósforo por arsênio

Cientistas descobriram bactéria que pode sobreviver substituindo o fósforo por arsênio.
Nas margens do lago Mono, localizado na Califórnia, a astrobióloga Felisa Wolfe-Simon, da NASA, descobriu esta bactéria, intitulada GFAJ-1, que é capaz de substituir um dos seis elementos fundamentais para vida (fósforo), pelo arsênio, um elemento químico altamente tóxico para qualquer ser vivo encontrados na Terra.

Isto é algo totalmente inédito na ciência, e que pode auxiliar na busca por vida em outro planeta, porque, até então, os cientistas procuravam água em outros planetas, para aí sim, procurar seres vivos. Esta bactéria é um exemplo de que nem todos os seres vivos precisam de água para sobreviver, apenas os conhecidos até então, na Terra.

Com a descoberta, vieram muitas teorias, tais dizendo que este ser é um extraterrestre. Essa bactéria foi cultivada e isolada pelos cientistas da NASA. Apenas no dia 2 de dezembro que foi divulgada a descoberta. Ela foi feita de seguinte maneira: os cientistas alimentaram a bactéria com arsênio, e o mesmo, foi substituindo o fósforo contido nela. Ela se alimentou de arsênio sua vida toda, inclusive, ele incorporou-se no DNA dela.

Mono Lake, lago onde foi encontrada a GFAJ-1, localizado na Califórnia.
Para aprofundar-se no assunto e entender um pouco mais sobre essa descoberta, assista ao vídeo abaixo:

0 comentários:

Postar um comentário

 
Powered by Blogger