segunda-feira, 21 de novembro de 2011

As Criaturas estranhas do Mar

O mar é enorme. Será que já foram descobertas todas as espécies marinhas? Essas criaturas são raríssimas e se escondem no fundo do mar. Quanto mais fundo, aparecem mais dessas criaturas estranhas.

Essas criaturas vivem nas profundezas, onde a luz do sol não consegue. Onde essas criaturas vivem, os cientistas chamam de abismo, zona da meia noite ou lugar mais profundo do planeta. Aí vive as criaturas mais estranhas do mar, as que o homem a recém está descobrindo.

Existe alguma diferença dos peixes das águas rasas e águas profundas?

Na água rasa
Em águas rasas, os peixes encontrados são de cores diferentes. Elas são mais fortes, mais vivas.Estes peixes também são fortes, ágeis, rápidos, musculosos e andam em cardume. Se não tiverem em cardume, estão nadando rapidamente para encontrarem um local seguro (do lado de um coral) e não serem devorados. Vivem em águas de temperatura estável.

Nas profundezas
Já os peixes das águas profundas são ao contrário. Os peixes das profundezas tem cores estranhas, olhos grandes (para enxergar na escuridão), são lentos, raríssimos de se encontrar, andam sós, não tem nenhum tipo de corais para se esconderem, usam suas próprias armas para se defender. Vivem em águas muito frias.

Como esses animais marinhos fazem para sobreviver?
No fundo do mar onde vive essas criaturas não existem corais, nem algas. Na escuridão, os peixes que se dão melhor são os de cor vermelha, os transparentes, os maiores. Eles comem os restos mortais, fezes de outros peixes e caçam para comer.

Porque os vermelhos? Na escuridão as criaturas vermelhas são difíceis de ver. À 15 metros, o peixe toma a cor preta. Então os predadores dos peixes de cor vermelha, não vão enxergá-los e irão deixá-los.



Porque os transparentes? Os peixes transparentes são difíceis de ver na escuridão, porque quando o predador está caçando, ele olha para o peixe invisível e vê a escuridão que há atrás do peixe. Ele irá perder o peixe de vista.


Porque os maiores? Ser maior nas profundezas tem uma grande vantagem, os peixes tem a boca pequena e eles não conseguem morder para matar e depois comer.


Os peixes-víbora e o peixe dragão de mar profundo são um dos predadores mais ferozes da região do abismo. As duas criaturas possuem grandes dentes adaptados ao mar profundo e gelado.


Peixe morcego
Esse peixe tem formato de um morcego, lábios vermelhos. Essa espécie de peixe consegue ficar em pé pois possui algo parecido com 2 pernas e 4 barbatanas.


No lugar mais fundo do planeta terra, tem se encontrado vida.
Challenger Deep é o lugar mais fundo do planeta, está localizado no Pacífico Sul, com fundura de mais de 10km. Lá vive um verme chamado poliqueta que está no planeta a milhares de anos.

Predador Líder
O predador líder é a Baleia Cachalote. Ela é uma das únicas que pode comer os animais grandes como a grande água-viva vermelha.


As profundezas do mar escondem milhares de criaturas estranhas. Que segredos mais as profundezas podem esconder?

0 comentários:

Postar um comentário

 
Powered by Blogger