terça-feira, 29 de novembro de 2011

Existe vida no planeta Marte?

Desde o descobrimento de Marte, especula-se a possível existência de vida neste planeta. Alguns fatores contribuem para que essa hipótese seja verdadeira, porém, jamais foi comprovada a existência de seres vivos por lá. Porém, uma série de estudos e pesquisas estão sendo feitas neste planeta há vários anos, e possivelmente, no ano de 2020, uma nave tripulada será enviada para lá. Será possível que exista vida em Marte?

A NASA já enviou algumas missões para Marte, a fim de descobrir um pouco mais sobre a sua superfície. Devido a estas missões, sabe-se um pouco sobre Marte. Algumas evidências já encontradas, podem indicar vida no planeta vermelho. Estas são algumas delas:

A face de Marte

Nos anos 70, a imagem acima ficou muito conhecida, após ter sido obtida pela sonda Viking 1, no solo de Marte. Olhando-a, podemos notar um rosto, com boca, nariz, olhos, e até os dentes. Acreditou-se que este poderia ser um artefato de uma antiga civilização marciana, que habitaria o planeta há milhares de anos atrás. Porém, fotos recentes não detectaram esta face no solo de Marte. Devido a posição do sol no momento da fotografia, deu a impressão de que esta montanha, na verdade, era um rosto. Chama-se de pareidolia, o fenômeno que faz com que consigamos enxergar objetos, animais ou pessoas em determinados lugares, como nuvens ou formações rochosas.

Meteorito marciano com fósseis

No ano de 1996, exploradores encontraram um meteorito que seria de origem marciana. Ele possui cerca de 4 bilhões de anos, e foi lançado ao espaço após um meteoro ter atingido Marte. Ele teria ficado vagando por cerca de 5 milhões de anos, e depois caído no planeta Terra, na Antártida. Após um estudo detalhado do meteorito, descobriu-se estruturas semelhantes a fósseis de bactérias. Essa descoberta pode indicar que, há bilhões de anos atrás, poderia haver vida no planeta Marte.

Água no solo de Marte
Algumas evidências apontaram a existência de água no solo de Marte. A sonda Phoenix, em 2008, conseguiu detectar gelo no solo de Marte. Esse gelo pode ser visto durante 4 dias, e depois evaporou.


A existência de água não comprova que há vida no Planeta Marte, mas fortalece esta hipótese.

É possível que haja vida em Marte?
A comprovação de vida no planeta Marte seria uma grande vitória para todos que acreditam em seres extraterrestres. Mas será que é possível que hajam outros seres vivendo em nosso universo? E se existem, eles são semelhantes a nós, ou totalmente diferentes?

2 comentários:

Dr.Spock disse...

É claro que existem extraterrestres!Difícil é acreditar que, nesse Universo louco de grande, só o Planeta Terra seria habitado.A Terra é uma coisinha insignificante, perto das tantas coisas incríveis que existem no Espaço.Os terráqueos é que se acham o máximo.A propósito, alguém tem alguma notícia de Plutão?Fiquei sabendo que a sonda que mandaram para lá só vai chegar em 2015.Para quem gosta de ETs, eu recomendo que leiam o livro "Extraterrestres na História", de Jacques Bergier.

Unknown disse...

eu concordo com o dr. spock, o universo eh mto grande pra existir vida somente na terra...
existem estrelas gigantescas como antares, da constelação de escorpião, que se colocada no lugar do nosso sol engoliria mercurio, venus, a terra, marte e, provavelmente, jupter, assim como tbm existem planetas que vagar pelo universo sem orbitar nenhuma estrela, pois sua estrela mãe se estinguiu o deixou sem estrela, então como existiria apenas um planeta com vida no universo? não há nem como sustentar isso dito que a estrela mais proxima da terra sem contar o sol fica cerca de 4,5 anos-luz de distancia na constelação da alfa-centauro.
COM CERTEZA EXISTEM MAIS PLANETAS COM VIDA INTELIGENTE NO ESPAÇO, disso eu não tenho dúvidas !!!

Postar um comentário

 
Powered by Blogger