terça-feira, 8 de novembro de 2011

Machu Picchu

Quando você ouve falar em Machu Picchu o que passar por sua cabeça? Uma cidade muito bonita, uma cidade com muitos mistérios, uma cidade muito bem construída? O povo que construiu Machu Picchu era chamado de inca.

Pois bem, Machu Picchu é uma bela cidade que esconde muitos segredos. Porque o povo que construiu Machu Picchu construiu naquela região escondida? Machu Picchu está localizado no Peru, a 2400 metros de altitude, e foi redescoberto em julho de 1911 pelo explorador Hiram Bingham. Desde então começaram os mistérios. Essa cidade peruana esconde muitas coisas, algumas delas: fontes de água, pequenos poços, templos e supostos altares feito de granito. Como que os incas conseguiam fazer cortes nas pedras sem ter ferramentas adequadas e porque fizeram toda essa enorme obra?

Então uma equipe de pesquisadores vai atrás dos restos mortais dos integrantes dessa obra. Alguns corpos encontrados tem lesão, como se tivessem sido feridos por pedras, por exemplo. O povo construtor tinha uma habilidade inexplicável. Cortavam pedras sem ferramentas, faziam os cortes para que as pedras se encaixassem sem por argamassa ou argila.

Esse povo inca não deixou pistas, porém as informações que temos vem dos espanhóis, que os conquistaram no século XVI-XVII. Logo depois o povo inca começou a ter uma crise de mortes. Primeiro foi por doenças, depois por guerras e pelos conquistadores espanhóis. E assim nasceu a lenda da cidade perdida.

350 anos depois, Hiram Bingham explorador americano fotografou Machu Picchu, no dia 24 de julho no ano de 1911. Algumas das fotografias tiradas:


Um ano depois, Hiram Bingham e sua equipe descobriram mais de 100 corpos do povo inca. Depois de terem pesquisados os corpos, tiveram uma enorme surpresa: 80% dos corpos eram de mulheres e 20% de homens. Bingham achava que tinha encontrado alguns corpos das chamadas virgens do sol. Mas não existem provas suficientes dessa teoria de Bingham. Os arqueólogos tentam juntar as pistas mais concretas sobre Machu Picchu, qualquer que sejam elas!

Um famoso arqueólogo vai para Patallacta. Patallacta é uma cidade próxima de Machu Picchu, algumas horas a pé. Essa cidade próxima de Machu Picchu era onde o povo inca buscava alimentos. Patallacta é a cidade mais próxima de Machu Picchu, onde tinham grandes plantações. Vários corpos foram encontrados com fraturas possivelmente causadas por armas usadas em guerras, podia ser em quedas, mas provavelmente foi por arma.

Isso é o contrário do que se encontra no santuário de Machu Picchu. Lá haviam muitos TEMPLOS SAGRADOS E SANTUÁRIOS. TEMPLO DAS 3 JANELAS, TEMPLO DO CONDOR, TEMPLO DO SOL, e também um pilar de pedra conhecido como INTIHUATANA. Machu Picchu seria uma fortaleza militar ou um grande centro religioso? Talvez a resposta dessa pergunta possa estar na antiga capital de Cuzco, onde vivem muitos indecendentes de incas.

Todos os anos, durante festividades católicas, as imagens de santos são carregadas da catedral até a praça central. Nessas festas religiosas, as danças que fazem e os instrumentos que tocam em homenagem aos santos, são na realidade de origem Inca. À 500 anos atrás, os incas também caminhavam em procissão, mas não carregavam estátuas de santos, mas sim as múmias de seus reis. Os consideravam Deuses. Provavelmente, esses reis que mandaram o povo inca construir Machu Picchu.

O rei Pachacuti pode ter sido o fundador do império inca, mas até agora ninguém conseguiu provar que Pachacuti foi o construtor de Machu Picchu. Em seu nome havia uma pequena pista: AQUELE QUE REFAZ O MUNDO ou AQUELE QUE REFORMA A TERRA. Existem várias provas afirmando que Pachacuti quem coordenou a construção de Machu Picchu.


Pela visão da engenharia de hoje, Machu Picchu seria impossível de se construir naquele terreno, com enormes montanhas. Engenheiros e pesquisadores tentam descobrir: como eles conseguiram construir? Não é só a inclinação o único problema. Macchu Picchu recebia fortes chuvas, e podiam haver vários desabamentos.

Mas quando os engenheiros incas começaram a construir Machu Picchu, tiveram de firmar as montanhas para evitar os desabamentos. Os famosos socalcos ajudaram muito a evitar desabamentos. Apesar de serem usados para evitar desabamentos, o povo inca plantava e colhia nos socalcos.Se não fossem os socalcos, a água da chuva transformaria as encostas das montanhas em lamas, fazendo desmoronar toda a construção. Mas os engenheiros incas já passaram por coisas piores. Em alguns lugares haviam muitas pedras, não deixando a água da chuva escorrer. Mas antes de tudo começar, eles já tinham previsto esse grande problema, então, durante a construção, eles espalharam muitos projetos de drenagem. Mas o que eles deviam fazer com tanta água? Por baixo do solo, existe uma grande camada de granito branco. Esse granito branco foi usado como um cano para um caminho da água. Então os engenheiros incas fizeram vários caminhos usando granito branco para a água escorrer para fora da obra e não causarem nenhum deslizamento. Os incas construíram 16 fontes potáveis para abastecer Macchu Picchu.

Lá, há várias pedras que podem mostrar como os incas cortavam-as. Veja na figura abaixo:


Apesar de não terem boas ferramentas, os incas cortavam as pedras batendo uma pequena em sua mão, contra uma grande no chão. Depois de quebrada, eles iam apenas endireitando a rocha para que ela ficasse como eles queriam: quadradas, quadrangulares, etc. Depois dos trabalhadores incas terem cortado as rochas, eles botavam cuidadosamente tocos de madeira, para que a pedra fosse até o local desejado, deslizando sobre esses tocos de madeira, e depois encaixar sobre as outras rochas. Essa era a técnica que os incas usaram para construção de Machu Picchu.

O povo inca prestavam culto à terra, à água e ao sol, e outras coisas que consideravam divinas. Em muitos desses rituais, eles sacrificavam as crianças. Essa afirmação foi confirmada em 1999 por um arqueólogo. Logo depois, esse famoso arqueólogo descobriu 3 múmias de crianças perfeitamente preservadas. Provavelmente, tenham sido sacrificadas como uma oferenda aos Deuses.

Pesquisadores tiraram os dentes dos crânios dos incas e tentaram identificar os alimentos que eles consumiam. Os resultados diziam que os incas comiam muitos milhos. Os dentes tinham muito hidrato de carbono, que não é bom para eles. Por isso tinham muitas cáries e perca de dentes.

Em busca de corpos, pesquisadores acharam vários cadáveres, muitos sem nenhum tipo de lesão, já outros com lesões, como as que foram causadas em guerras. Seria Machu Picchu um palco de guerra? Fica essa pergunta.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Powered by Blogger