terça-feira, 22 de novembro de 2011

O que causou a extinção dos dinossauros, há 65 milhões de anos atrás?

Há milhões de anos atrás, o mundo era dominado por dinossauros. Haviam milhares deles, de diferentes tamanho, cor, e espécie. Porém, cerca de 65,5 milhões de anos atrás. eles desapareceram da Terra, ou seja, foram extintos. Mas o que pode ter causado esta extinção? Ela foi instantânea, ou durou vários anos?

Graças aos fósseis que encontramos em nosso mundo, sabemos que seres gigantescos viveram em nosso planeta. há milhões de anos atrás. Eles permitem que saibamos muitas características dos seres do nosso passado, como tamanho, do que se alimentavam, e o modo de viver. Os dinossauros viveram em nosso mundo entre o final do período Triássico (cerca de 225 milhões de anos atrás), e o final do período Cretácico (cerca de 65 milhões de anos atrás). No final do período Cretácico, ocorreu uma extinção em massa, e aniquilou quase todos os seres vivos que viviam nesta época, incluindo os dinossauros. O que causou esse evento ainda é um mistério para os cientistas.

O que realmente causou a extinção em massa, matando os dinossauros?
Cientistas e historiadores desenvolveram várias teorias para a extinção em massa ocorrida a 65 milhões de anos atrás. Algumas delas são obsoletas, portanto, há outras que podem explicar o que realmente ocorreu nesta época. Conheça as teorias mais aceitas e prováveis para este acontecimento.

O impacto de um asteróide no planeta Terra.
Essa é a teoria mais provável para extinção em massa de 65,5 milhões de anos atrás. Um asteróide, que tinha entre 5 a 15 km de largura, caiu sobre a Terra, mais precisamente no México. O impacto dele com a Terra teria a força de cerca de 5 bilhões de bombas atômicas, como as lançadas em Hiroshima e em Nagasaki, durante a Segunda Guerra Mundial.


A queda do cometa levantou poeira e terra suficiente para que impedisse a chegada da luz do sol no planeta Terra. Devido a isso, grande parte das plantas que necessitam de fazer fotossíntese para sobreviver acabaram morrendo, e como os dinossauros herbívoros não tinham o que comer, morreram de fome. Sem dinossauros herbívoros no planeta, os carnívoros não tinham do que se alimentar, e morreram, causando assim a extinção em massa dos dinossauros. Essa teoria genial foi proposta pelo físico Luiz Walter Alvarez, e se aperfeiçoou cada vez mais com o passar dos anos.

A cratera de Chicxulub seria onde este asteróide caiu na Terra.
No ano de 1978, foi encontrada próxima a península de Iucatã, no México, uma cratera, com cerca de 180 km de diâmetro. De acordo com os estudos feitos nesta cratera, ela possui cerca de 65 milhões de anos. O que fez esta cratera, provavelmente era muito pesado, e poderia ter o poder de causar uma extinção em massa. É aceito que um asteróide teria caído neste local, e causou a extinção em massa do período Cretácico, que matou também os dinossauros.


Erupções de vulcões.
Um número alto de erupções poderia ter causado um efeito parecido ao da queda de um cometa no planeta Terra, e causado a extinção em massa. O movimento de afastamento de placas continentais teriam causado vulcanismos no mundo todo, o que levantou uma grande quantidade de poeira de enxofre na Terra, impedindo que a luz do sol chegasse até a superfície. E assim como teria acontecido com a colisão de um asteróide na Terra, a extinção foi causada gradativamente. Os animais foram morrendo de fome, e as chuvas ácidas que teriam caído, acabaram com todas as fontes de alimentos dos dinossauros.


Algumas pesquisas recentes comprovaram que, mesmo que o vulcanismo não tenha causado a extinção, contribuiu diretamente para que ela acontecesse.

Epidemias e doenças.
Poderia um conjunto de doenças e epidemias causar a extinção em massa? Isso é questionado pelos cientistas. Uma doença poderia ter surgido, que teria passado de um animal para o outro. Como os dinossauros costumavam migrar, foram espalhando a doença pelo mundo todo, e causaram uma epidemia mundial. Porém, esta teoria já não é tão estudada pelos cientistas, pois seria muito difícil que todos os seres adquirissem a mesma doença, e que esta teria atravessado o oceano, contagiando os animais de outros continentes.

Chuva de cometas.
Ao redor de todo o mundo, foram encontradas diversas crateras que datam de cerca de 65 milhões de anos atrás. Ao invés de apenas um asteróide ter caído na superfície terrestre, vários cometas caíram em diversas partes de nosso planeta. Essa teoria também é bastante aceita na comunidade científica. Algumas das crateras que fortalecem essa hipótese são a cratera de Chicxulub e a Cratera Shiva.


Mudanças climáticas.
Mudanças climáticas bruscas podem ter causado, ou pelo menos terem colaborado para uma extinção em massa. Devido a uma grande queda na temperatura global, e a um conjunto de enchentes que atingiram diversas áreas, diversas espécies vegetais e animais que não estão acostumados a mudanças no clima morreram. E por causa das enchentes, muitos outros tiveram que migrar para áreas que não correspondiam ao clima de seu habitat natural, e também acabaram morrendo. Outros animais ficaram ilhados, e não conseguiram nem migrar, e nem sair a busca de comida.


O conjunto de várias catástrofes colaboraram para a extinção.
A hipótese de que várias catástrofes distintas colaboraram para a extinção em massa é bastante aceita pelos cientistas. Um conjunto de fatores pode ter colaborado para a morte de quase todos os animais do planeta Terra. Poderia, por exemplo, um meteoro ter caído no planeta Terra, causando um impacto tão forte, que liberou todo o magma para o lado oposto do globo, causando o vulcanismo. Esses fatores acabaram por causar diversas mudanças climáticas bruscas, e prejudicaram diretamente as espécies vegetais, que acabaram por morrer, causando assim a extinção das outras espécies que dependiam delas para sobreviver.

O que extinguiu os dinossauros?
Muitos estudiosos ainda buscam por uma resposta quanto a extinção em massa do final do período Cretácico. A teoria mais aceita é de que um asteróide caiu na Terra, porém, nenhuma das hipóteses podem ser descartadas. O que você acha que acabou com os dinossauros?

1 comentários:

Donluca e Banda e a Turma do Chaves disse...

quando a terra estava pronta para receber os seres humanos a terra teria que ser limpa e a primeira coisa era a retirada dos grandes animais que não poderiam conviver com os humanos então uma grande nave chamada estrela candente sobrevoou a terra fazendo a desintegração dos animais com uma onda magnetica atomica numa altura de mais ou menos trezentos metros logo terminado a tarefa em pouco tempo a terra estava recebendo os primeiros habitantes vindo do planeta de origem chamado capela.

Postar um comentário

 
Powered by Blogger