segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

A Misteriosa Ilha de Páscoa

Um dos maiores mistérios, uma das maiores obras de arte já construídas pelo humano, construída em pedras e criadas pelo povo daquela região isolada, que sofreu um apocalipse há mais de 400 anos atrás, exterminando toda a população.

Esse povo se dedicou completamente a esculpir pedras formando bonecos com cabaça e uma parte de um corpo. Mas será que esses bonecos não eram Deuses para eles? Ou os construíram apenas para mostrar suas habilidades para as tribos rivais?

Essas obras de arte medem em média o equivalente a um prédio de 3 andares. Misteriosamente, os autores dessas obras desaparecerem. Mas o motivo do desaparecimento pode ser a falta de árvores, que eram muito usadas para construírem as estátuas, canoas para pescarem comida e para a guerra. A Ilha de Páscoa era palco de diversos ataques de diferentes tribos. Isso tudo pode ser o motivo do desaparecimento, mas nada foi confirmado.

Lá existem 3 vulcões. Durante as primeiras erupções, a lava jogada pelo vulcão esfriou e endureceu, formando pedras enormes, onde eles construíram as grutas que eles usavam para dormir, preparar refeições e se proteger dos ataques à noite, não só das tribos rivais, mas também de animais como cobras, aranhas e outros insetos.

Nessas grutas formadas pelos vulcões, pesquisadores fazem buscas atrás de restos humanos. Encontrados alguns corpos e crânios, eles levam para o laboratório para fazer o exame de DNA. No resultado diz que os habitantes da região vieram de barcos em vários grupos, que com o passar dos tempos, foram crescendo, construindo casas e as plataformas para porem as estátuas e habitando a região, que era desabitada até então. Mais de 20.000 pessoas viveram nessa ilha. Porém eles construíam estatuas rapidamente. Misteriosamente, não houveram mais construções. Provavelmente algo deu errado.

Como elas foram feitas?
Existe uma enorme rocha onde eles pegavam e quebravam num formato de um grande retângulo. Depois de terem feito o retângulo, eles começavam a esculpir e fazer suas obras de artes. Depois de feito esse trabalho, eles transportavam para as plataformas onde eram erguidas e aonde permanecem até o dia de hoje.

Como eles as transportavam?
As estátuas eram muitos pesadas, porém eles construíam esteiras por onde as estátuas iriam passar, e vários homens puxavam com cordas, e assim iam deslizando sobre os troncos de árvores, até serem erguidas na plataforma.

Qual a medida e o peso de cada estátua?
Algumas possuem mais de 9 metros de altura, com mais de 80 toneladas. Mas existe uma estátua chamada El Gigante, que não foi erguida e nem concluída. Ela possuí em média 7 andares de um prédio.

Porque existe estátuas caídas, inclinadas ou não concluídas?
Existem várias estátuas inclinadas e não concluídas. O motivo é que tribos rivais invadiam a região onde estavam as estátuas e amarravam-as até entorta-las ou derrubá-las, assim causando um prejuízo para seus rivais. As estátuas não foram concluídas porque, quando os trabalhadores estavam esculpindo, chegava a tribo rival. Porém, algumas não foram concluídas e nem erguidas, e existem várias no chão, meia quebradas, porque as tribos rivais invadiam e amarravam cordas nas estátuas, e puxavam até elas caírem e as torciam para que elas quebrassem.
Qual eram seus principais alimentos?
Porcos, galinhas (trazidos de barco), atum e golfinho. Quando começaram a acabar as árvores, não foi mais possível construir canoas para a pesca, porém eles começaram a se alimentar de aves e das suas plantações de legumes e frutas. E depois da guerra, os sobreviventes comiam os mortos.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Powered by Blogger